terça-feira, 18 de março de 2008

Tarsila Viajante

Em minha primeira visita a Pinacoteca do Estado de São Paulo, fiquei maravilhado com aqueles quadros magníficos, cores vibrantes e esculturas feitas com uma maestria singular. Neste mesmo dia eu tive a sorte de estar tendo uma exposição única da Tarsila do Amaral “Tarsila Viajante”. Obviamente que me prendi mais aos seus quadros. Em uma experiência única pude ver os seus três melhores quadros juntos: A negra,1923; Abaporu,1928 e Antropofagia,1929. Mas teve um em especial que me chamou a atenção. “São Paulo, 1924” que é a reprodução do Vale do Anhangabaú. Este quadro nos confunde por suas formas regulares e cores que mesclam o concreto com a natureza, característica de uma São Paulo que começava a se industrializar. Temos duas formas que não sabemos ao certo se são pessoas ou postes de luz dada suas formas circulares, e mais ao fundo podemos perceber a presença de uma placa com números, provavelmente o início da propaganda que também começava a aflorar na cidade.

Um comentário:

Junia Meirelles disse...

Ok. Este post valeu 2 horas de atividades complementares para você.